sexta-feira, 20 de abril de 2007

Global Kids - Festival Internacional de Cinema


A Global Kids é uma associação de âmbito internacional sem fins lucrativos, tendo como principal objectivo a promoção do intercâmbio cultural utilizando o audiovisual e as novas tecnologias.

Os princípios pelos quais se rege têm como base a educação não formal, desenvolvendo actividades que proporcionam a partilha de tarefas e de experiências entre diferentes culturas, enriquecendo e promovendo o conhecimento.

O FESTIVAL
A multimédia é uma constante nas nossas vidas, quer através da informática, das telecomunicações, do entretenimento e até da educação. O avanço da tecnologia digital veio trazer uma nova dimensão ao entretenimento, nomeadamente ao cinema, colocando à disposição do utilizador/espectador uma forma diferente de interagir com a cultura. Neste sentido demos início, em 2004, a um projecto piloto para a Internet, o Global Kids - Festival Internacional de Cinema para Jovens e Crianças, que tem como objectivo explorar e encarar novas formas de ver e fazer cinema.

Este acontecimento conta ainda com a realização de um um workshop on-line para um júri internacional infantil, que na primeira edição contou com a participação da Foundation Academy of Promotion da Polónia, Zonsta Entertainment Fund for Indian Children da Índia, Escola Secundária António Arroio e Colégio de Santa Clara da Casa Pia de Lisboa.

A 2ª Edição do Global Kids terá lugar em Outubro de 2007 (em data a definir) e, à semelhança do projecto anterior, providenciará o acesso à melhor programação de curtas e longas-metragens de ficção e animação, realizadas por alunos de cinema e audiovisuais e jovens realizadores.

No festival estarão a concurso as categorias de cinema, vídeo, televisão e multimédia. Será uma semana onde o cinema estará disponível a qualquer hora e em qualquer lugar! Uma semana em que todos poderão navegar pelo o site para assistir, votar e comentar os filmes em competição.

Inerente ao Festival serão ainda desenvolvidas diversas actividades antes e durante o evento, nomeadamente as Oficinas de Animação de Volumes, Argumento e Multimédia - Filmes para Web, entre outras, que culminarão em trabalhos a apresentar.

Sem comentários: